O nosso Pão de cada dia

Desenvolvido por Studio Xpress

Bom dia,

Estamos vivendo uma época de crise, crise de identidade, crise de valores e crise de paladar.
Nos e nossa família estamos perdendo o prazer em comermos todos a mesa, de prepararmos a nossa própria comida e de nos presentearmos com algo feito por nós. Com isso, ficamos habituados a comer coisas sempre com o mesmo sabor, com nomes bonitos porém, cheios de químicos, saborizantes e aromatizantes. Ou seja, estamos perdendo o critério em avaliar o real sabor das coisas.
Se hoje, nos propuséssemos a fazendo análises sensoriais as cegas dos alimentos, uma maçã teria o mesmo sabor de um morango e de uma fatia de pão industrializados.

Deixo aqui uma receita de pão bem fácil e prática para que pouco a pouco possamos retomar o real sabor de um belo pão feito em casa

Rosca de aipim
Rendimento: 1 rosca grande
Ingredientes:
30g de fermento biológico seco
1 xícara de água
3 xícaras de farinha de trigo – 400g
1 xícara de polvilho ou fécula de mandioca – 110g
2 ovos batidos
2 colheres de chá de sal
2 xícaras de mandioca crua ralada grossa – 220g
30 ml de azeite
Manteiga para untar a forma
1 ovo para pincelar
Modo de Preparo:
Numa tigela misture a farinha, a fécula, o fermento, o sal e a mandioca ralada. Despeje a mistura numa bancada e faça uma cavidade no centro. Acrescente aos poucos a água e os ovos batidos incorporando a mistura seca aos poucos. Coloque o azeite, a manteiga e sove a massa até que esteja bem homogênea. A massa ficará um pouco úmida, caso precise polvilhe farinha. Unte com manteiga uma forma de pudim e modele a massa formando uma trança. Arrume a trança na forma e deixe crescer por cerca de 40 min. Quando dobrar de volume, pincele com 1 ovo e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 20 min.
26/09/2016